Vettel é pole em casa - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Vettel é pole em casa

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·

Com um final de treino de classificação emocionante, Sebastian Vettel conseguiu conquistar a pole position do GP da Alemanha no último momento. Segundos antes, Valtteri Bottas tinha superado o tempo da primeira tentativa do tetracampeão alemão, para surpresa da própria Mercedes. Kimi Raikkonen ficou com a terceira posição. Lewis Hamilton saiu da pista no início do Q2 e danificou o câmbio e ficou fora da luta pela pole. Radiante, Vettel comemorou a primeira posição festejando junto a sua torcida, que gritava nas arquibancadas do Estádio do circuito de Hockenheim toda a vez que o piloto da Ferrari por ali passava.
- Estou muito feliz. Quero agradecer a esta torcida maravilhosa. É um momento especial para nós – disse Vettel ao ex-piloto David Coulthard.
A pole position de número 55 de Vettel veio com mais de 2 décimos de segundo sobre Bottas, que fez um terceiro setor do circuito muito rápido. Raikkonen ficou a mais de 3 décimos de Vettel e reconheceu que escorregou demais em algumas curvas, perdendo tempo precioso.  
Hamilton errou na curva 1 do Q2, saiu da pista e pegou um desnível da área de escape acimentada para voltar. O carro deu um salto muito forte e bateu o assoalho na parte traseira, aonde fica a caixa de câmbio. Imediatamente, a equipe pediu para o piloto tirar o pé. O câmbio ficou trancado na quarta marcha e Hamilton nem conseguiu voltar aos boxes. Desesperado, o tetracampeão inglês ainda empurrou o carro, o que é proibido pelo regulamento. Se o câmbio da Mercedes for trocado para a corrida, Hamilton pode perder mais posições no grid. Até o encerramento da classificação, o atual vice-líder do campeonato, 8 pontos atrás de Vettel, tinha a décima quarta posição.
A situação para Daniel Ricciardo já estava definida antes dos primeiros treinos livres. Como vários componentes da unidade de potência de sua Red Bull foram trocados, o australiano larga no fim do pelotão.
O GP da Alemanha tem largada prevista para as 10h10min (nosso horário) deste domingo, e será mostrado ao vivo pela Globo.

Resultado da Classificação:
1) S. Vettel - Ferrari - 1min11s212
2) V. Bottas - Mercedes - 1min11s416
3) K. Raikkonen - Ferrari - 1min11s547
4) M. Verstappen - Red Bull - 1min11s822
5) K. Magnussen - Haas - 1min12s200
6) R. Grosjean - Haas - 1min12s544
7) N. Hulkenberg - Renault - 1min12s560
8) C. Sainz Jr - Renault - 1min12s692
9) C. Leclerc - Sauber - 1min12s717
10) S. Perez - Force India - 1min12s774

11) F. Alonso - McLaren
12) S. Sirotkin - Williams
13) M. Ericsson - Sauber
14) L. Hamilton - Mercedes
15) D. Ricciardo - Red Bull - punido largará de último

16) E. Ocon - Force India
17) P. Gasly - Toro Rosso
18) B. Hartley - Toro Rosso
19) L. Stroll - Williams
20) S. Vandoorne - McLaren



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal