Como é a pista de Paul Riccard - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Como é a pista de Paul Riccard

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·

Pois bem, agora totalmente confirmadas as informações sobre o circuito de Paul Riccard, palco do GP da França de domingo. A pista tem mais de cem possibilidades de traçados. O escolhido para a volta da F-1 é um de 5,8 quilômetros, com toda a reta do Mistral (de 1,7 quilômetros) mas cortada por uma chicane bem no meio e com uma das curvas mais perigosas do mundo no final do retão, à direita, feita a mais de 290 km/h (esta que aparece na parte de baixo da foto aí de cima). Foi onde morreu em um teste privado da Brabham o italiano Elio de Angelis em 1986 com apenas 28 anos de idade. Mesmo com a chicane na reta do Mistral, é um circuito fantástico. As famosas faixas azuis e vermelhas ao lado da pista nas curvas têm dupla função. Como elas são compostas de um material ultra-aderente, quem escapar da pista não levará vantagem nenhuma, pois perderá vantagem e desgastará os pneus. Aliás, os pneus escolhidos para esta etapa são os ultramacios (roxos), supermacios (vermelhos) e macios (amarelos), sem contar com os de chuva. A previsão aponta a posibilidade de chuva para sábado durante o treino de classificação.
Na entrevista coletiva desta quinta-feira, Vatteri Bottas, da Mercedes, apontou a Ferrari como a favorita para a prova. Não sei baseado em que, pois as longas retas de Paul Riccard seriam melhores para o motor da Mercedes. Se bem que o propulsor da Ferrarri já esteja quase no mesmo nível.
Cartas na mesa!



2 comentários
Média dos votos: 120.0/5
Daniel Dias
2018-06-24 02:35:51
Concordo plenamente. Aliás, deveriam retirar as duas chicanes da reta do Mistral, pois colocaram uma no início dela tb. Só que teria um grave risco aí, pois com a velocidade dos carros atuais, eles fazem a curva no final da reta do Mistral de pé no fundo a quase 300 km/h. Ou seja, na minha opinião, essa curva deveria ser, assim, uma curva fechada, quase como um grampo, o que aumentaria a segurança e as ultrapassagens.
Francisco Cavalin
2018-06-23 12:40:09
https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/pilotos-da-f1-pedem-retirada-da-chicane-da-reta-do-mistral-em-paul-ricard.ghtml

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal