Os 70 anos de uma Lenda! - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Os 70 anos de uma Lenda!

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·

Qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça quando vê esta imagem aí de cima?
Sempre protagonista, mesmo nos anos de vacas magras de meados da década de 90, quando inclusive os mecânicos faziam macarrão nos boxes enquanto o carro se arrastava na pista (isto eu vi em Interlagos), a Scuderia Ferrari completa 70 anos em 2017, daí, o nome do carro da Fórmula-1 deste ano: o SF70H.
Só estas sete décadas já seriam suficientes para se dimensionar da importância de o Sebastian Vettel estar liderando o campeonato, a cada prova com mais consistência.
Mas, por que 70 anos e não 88, pois o Enzo fundou a escuderia em 1929. Naquele ano, sem um tostão nos bolsos furados, o futuro Comendador vendeu um projeto para a Alfa Romeo. Ao lado do melhor projetista da época, Vitorio Jano, o Enzo se associou à fabricante italiana, cuidando da parte de competição e dando o nome à equipe de Ferrari, com o símbolo famoso, o Cavalino Rampante, herdado de um célebre aviador da Primeira Guerra Mundial. A sede da escuderia ficava em Modena, cidade natal de Enzo.
Durante a Segunda Guerra, a fábrica de Modena foi destruída pelos nazistas. Terminado o combate na Europa, Enzo a recuperou, mas se transferiu para Maranello em 47, sede definitiva da equipe do cavalinho empinado. Daí vem os 70 anos oficiais da equipe de Enzo, morto em 88, com 90 anos de idade. O escritório do Comendadore Ferrari, em Maranello, foi mantido exatamente como ele deixou, e é ponto obrigatório da passagem dos turistas. Além da equipe de pista, Maranello tem a fábrica dos carros de rua e um circuito, Fiorano, onde as novas máquinas são testadas, por pilotos profissionais, e também é sede de corridas oficiais, como uma etapa da MotoGP.



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal