Hamilton perfeito vence na França - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Hamilton perfeito vence na França

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·


A vitória de Lewis Hamilton no GP da França, neste domingo, em Paul Ricard, é um caso à parte. O inglês tetracampeão já anunciava essa conquista desde a sexta-feira. No mesmo dia da grande goleada da nossa Inglaterra (minha e do Hamilton) de 6 a 1 sobre o Panamá na Copa, o cara da Mercedes de número 44 abriu a diferença para o Sebastian Vettel na liderança para 14 pontos. E aí vem o senhor Vettel na jogada. Com apenas uma bala na agulha (tentar passar pelo menos uma Mercedes na largada), Vettel forçou a barra sobre Valtteri Bottas na curva 1, perdeu a freada e bateu na traseira do finlandês, furando o pneu traseiro da Mercedes 77. Logo adiante, Vettel bateu em outro carro e perdeu o bico. Com isso, os dois foram para os boxes, para Vettel promover uma recuperação espetacular.
Mas o erro na largada foi cobrado do tetracampeão da Ferrari, que tomou uma punição de 5 segundos. Justa! Kimi Raikkonen também se envolveu nos incidentes da largada e fez depois uma corrida fantástica, ultrapassando inclusive, em dado momento da prova, o próprio Vettel e Daniel Ricciardo, subindo para a terceira posição do pódio, atrás de Max Verstappen.
Na volta do GP da França, após 10 anos, e do circuito de Paul Ricard, tivemos uma prova bem animada, principalmente por conta das múltiplas batidas da primeira volta. A pista francesa foi aprovada, porém, algumas alterações devem ser feitas para 2019, como a saída criminosa dos boxes, que fica justamente na tomada da curva 1. Nunca dá para esquecer que Paul Ricard é um circuito antigo e reformado, com uma pista muito estreita em muitos pontos. Mas é um circuito fantástico, infinitamente melhor que a outra pista francesa, a enjoada Magny-Cours.
Hamilton festejou muito sua vitória de número 65 e a recuperação da liderança no campeonato, com um grande futuro imediato pela frente, pois já nas próximas duas semanas o Mundial corre na Áustria e na Inglaterra, com traçados ideais para as Mercedes. Vettel ainda saiu no lucro com a quinta posição, porque poderia ter sido muito pior, pela bobagem feita por ele na curva 1. Inexplicavelmente, Bottas, com um carro teoricamente superior à Ferrari em Paul Ricard, não conseguiu fazer a mesma recuperação de Vettel.
Destaque ainda para o monegasco Charles Leclerc, possível substituto de Raikkonen na Ferrari em 2019. O menino do Principado chegou a andar lá na frente com o sofrível carro da Sauber. E uma nota muito triste envolvendo Fernando Alonso na França. Da vitória nas 24 Horas de Le Mans na semana passada, o espanhol se arrastou com uma McLaren profundamente lamentável neste domingo, chegando na última posição entre os pilotos que terminaram a prova. A lendária equipe inglesa perdeu a mão de construir carro.
No caminho do pódio, Hamilton elogiou a corrida de recuperação de Vettel e aliviou a barra do alemão da Ferrari na batida da primeira curva:
- Ele errou a freada, mas isto é coisa que acontece!
Vettel falou sobre o incidente na curva 1:
- Fiquei preso na freada, não podia ir para nenhum dos dois lados. Tentei tirar para fora da pista, mas não deu e bati no Vatteri. Já pedi mil desculpas para ele. Felizmente, conseguimos permanecer na corrida.

Resultado final do GP da França:
1) L. Hamilton - Mercedes - 1h30min11s385
2) M. Verstappen - Red Bull - a 7s090
3) K. Raikkonen - Ferrari - a 25s888

4) D. Ricciardo - Red Bull - a 34s736
5) S. Vettel - Ferrari - a 1min01s935
6) K. Magnussen - Haas - a 1min19s364
7) V. Bottas - Mercedes - a 1min20s632
8) C. Sainz Jr - Renault - a 1min27s184
9) N. Hulkenberg - Renault - a 1min31s989
10) C. Leclerc - Sauber - 1min33s873

11) R. Grosjean - Haas - a uma volta
12) S. Vandoorne - McLaren - a uma volta
13) M. Ericsson - Sauber - a uma volta
14) B. Hartley - Toro Rosso - a uma volta
15) S. Sirotkin - Williams - a uma volta
16) F. Alonso - McLaren - a uma volta

17) L. Stroll - Williams - não completou
18) S. Perez - Force India - não completou
19) E. Ocon - Force India - não completou
20) P. Gasly - Toro Rosso - não completou

Melhor volta - V. Bottas - Mercedes - 1min34s225



2 comentários
Média dos votos: 125.0/5
Daniel Dias
2018-06-27 02:19:56
Perfeitas observações, campeão. Concordo plenamente com as duas.
Francisco Cavalin
2018-06-25 23:29:00
A corrida foi bem melhor que o GP do Canadá. É claro que o acidente na primeira curva ajudou para isto e acabou com a corrida do Bottas. Vettel novamente foi com muita sede ao pote.

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal