Tem cara que ficará tonto! - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Tem cara que ficará tonto!

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·




Não se sabe muito bem o porquê, mas o fato é que o Fernando Alonso foi escolhido como uma espécie de Embaixador do GP da Europa realizado a partir deste ano na cidade de Baku, capital do Azerbaijão, antiga república da União Soviética. Baku fica às margens do Mar Cáspio e não muito longe - uns 600 quilômetros a sudeste de Sochi, sede do GP da Rússia. A diferença é que Sochi fica às margens do Mar Negro. Um pouco de história e geografia não faz mal a ninguém, não é mesmo?
Buenas, voltando ao Príncipe das Astúrias. O homem, que caminhou algumas vezes pelas ruas que compõem o circuito, disse que a corrida deste domingo será extremamente desafiadora e de muito risco. Conforme dá para ver nestas fotos e projeções aí de cima, a pista passará se esfregando pela parte histórica e medieval da cidade. Tem canto que só passará um carro por vez. Claro que tudo será cercado pela maior segurança possível.
O traçado, bolado pelo arquiteto alemão Hermann Tike, sim, Natanael, aquele que você tanto gosta, idealizador de todos os novos circuitos da F-1, é em extensão o segundo do calendário, com 6 quilômetros e poucos metros, no sentido anti-horário (como Interlagos) e com 20 curvas - Spa tem 7 quilômetros, Monza, 5,7 quilômetros, só que a pista italiana tem apenas 3 curvas (uma dupla, a De Lesmo) e três chicanes.
E pasmem: Baku terá a maior reta do calendário, com 2 quilômetros de extensão. Ou seja, apesar de tanta curva com ângulo reto, os caras poderão descansar um pouco nesse retão interminável.
Resumindo: será um grande barato ver os caras se quebrando neste circuito infernal. Grande barato, pra nós, claro!



4 comentários
Média dos votos: 140.0/5
Natanael Felipe Rhoden
2016-06-17 20:08:42
Claro Daniel, faz parte e sem zoeira a vida é tão séria, por isso que odeio esse mundo politicamente correto, tudo que dizes é preconceituoso, é homofóbico, é esquerda, é direita. Que chatice. Parece Macau esse tal de Baku. Tô só pelo engarrafamento nas partes estreitas
Daniel Dias
2016-06-16 22:48:21
Claro que é zoeira minha, Nata. Mas eu não compactuo da tua opinião sobre o Tilke. Acho que ele fez coisas muito boas na F-1. Malásia, China, Turquia (sem dúvidas), Bahrein e Circuito das Américas são fantásticos.
Matteus, eu também tô ansioso pra ver os caras se quebrando neste "circuito".
Natanael Felipe Rhoden
2016-06-16 14:22:10
Eu? Não tem como gostar do cara que assassinou Hockenheim, terminou com a Peraltada no México e outras imundícies feitas nos traçados utilizados pela F1. Onde ele tinha acertado não há mais corridas, caso da Turquia e a curva 8. Mas sei que é zoeira de sua parte Daniel.
Matteus Saldanha
2016-06-16 14:17:16
To ansioso pra ver isso!

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal