Emerson, há 45 anos! - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Emerson, há 45 anos!

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·


Neste mês, há exatos 45 anos, o Brasil assumia pela primeira vez a liderança do Mundial de Fórmula-1. No dia 1º de maio de 1972, Emerson Fittipaldi chegava a sua segunda vitória na principal categoria do automobilismo, na Espanha, a bordo da lendária Lotus 72D preta e dourada de número 5, idealizada pelo genial Colin Chapman. Aquele carro é o mais significativo da história da F-1, pois fez a transição dos antigos "charutinhos" para os bólidos modernos. A Lotus 72D, lançada em 70, tinha uma preocupação impressionante com a aerodinâmica para a época. Basicamente, os conceitos do carro ainda estão presentes nos dias de hoje.
O Circuito Permanente de Jarama – palco da vitória do nosso Rato em 72 -, localizado na região de Jarama, em Madrid -, tem 3,4 quilômetros de extensão e foi projetado por John Hugenholtz, o mesmo criador de Suzuka (Japão) e Zandvoort (Holanda). Inaugurado em 67, Jarama foi sede do GP da Espanha por nove vezes. Foi nessa pista que o canadense Gilles Villeneuve conquistou sua última vitória, em 81, um ano antes de morrer.
Curiosamente, a Espanha também marcou a última vez em que um piloto brasileiro chegou à liderança do campeonato, em 2008, com Felipe Massa, da Ferrari. Desde aquela temporada, perdida por Massa nos últimos 500 metros do GP do Brasil para o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, nós nunca mais estivemos na primeira colocação do Mundial. Faz tempo...



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal