Senna, 30 anos! - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Senna, 30 anos!

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·

Para nós, brasileiros, era a madrugada do dia 30 de outubro de 1988. No Japão, uma largada tensa, com a possibilidade de chuva, e isso iria mudar os rumos da corrida de Suzuka e a vida de Ayrton Senna, que decidia o campeonato contra seu companheiro de McLaren e já bicampeão Alain Prost. Naquele ano, com a McLaren correndo sozinha no campeonato, só interessava a vitória para os dois grandes pilotos. O Mundial de Fórmula-1, com isso, não foi disputado por pontos naquela ocasião e sim por vitórias entre os dois.
Com câmbio ainda na alavanca e pedal de embreagem, o carro do Senna morreu na largada, deixando-o no meio do pelotão, de 26 carros, com o Prost em primeiro. A corrida seguiu com o Senna passando um a um, porém, seria difícil de chegar ao Prost se - claro - não houvesse uma intervenção do acaso. E o acaso veio com a chuva, pouco depois da metade da prova. Evidentemente, o Prost se borrou todo e o Ayrton foi chegando, chegando, chegando até emparelhar com o francês na reta dos boxes de Suzuka. Evidentemente, o Senna freou mais tarde e foi embora, com o Post vendo a bandeirada de chegada do novo campeão só na gravação, após a corrida.
Isto faz 40 anos! Que saudade!



2 comentários
Média dos votos: 120.0/5
Daniel Dias
2018-11-02 00:38:04
Muito bem lembrado de todas as coisas.
Aquele carro era mesmo fantástico, mas não tinha adversários. A outra equipe que ficou com o supermotor Honda turbo foi a Lotus do Piquet, que tinha um carro muito ruim. O resto era tudo motor aspirado, com exceção da Ferrari.
Natanael Felipe Rhoden
2018-10-31 17:11:26
30 anos já? Tô ficando velho mesmo ahahahaha. Naquele tempo lembro que a Globo transmitia ao vivo e no fim da manhã havia um compacto da prova na programação. Lembro na época de ter visto a prova até o momento que o Capelli (March) ultrapassou o Prost e depois peguei no sono, afinal 9 anos de idade se tem muito sono. Uns meses atrás encontrei a prova no youtube e assisti e durante os próximos dias deve ser reprisada a prova na série Tunel do Tempo que teve sua exibição inédita ontem. A Mclaren Honda de 1988 sim foi o carro de outro planeta, domínio acachapante, 15 vitórias em 16 provas. Aquele ano ainda existia o descarte dos 5 piores resultados, até creio que se não fosse isso Senna não seria campeão, pois Prost teve que descartar segundos lugares. Saudade dos tempos que brasileiros disputavam títulos mundiais na F1 e venciam

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal