Ricciardo vence a Corrida Maluca - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Ricciardo vence a Corrida Maluca

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·


Daniel Ricciardo, isto mesmo, você não está lendo mal, venceu neste domingo o GP da Europa, no Azerbaijão, dando por encerrada a Corrida Maluca do ano. Não foi a melhor prova da temporada pelas disputas normais, mas por causa das características desastrosas do circuito de rua de Baku.
Aconteceu de tudo. Para adiantar, Sebastian Vettel foi o quarto e Lewis Hamilton, o quinto. Por que estes dois ficaram nestas posições? Porque Hamilton foi obrigado a parar nos boxes, quando era líder, devido à peça de proteção da cabeça do piloto ter se soltado em plena corrida. Prosaico em se tratando de uma Mercedes. E Vettel foi punido pelo lance mais polêmico da corrida.
Vamos a ele: durante o segundo safety car, Hamilton freou o carro antes da relargada de forma perigosa. Vettel bateu na traseira da Mercedes e ficou furioso. Em seguida, emparelhou a Ferrari ao lado da Mercedes para xingar o rival e jogou o carro para cima da Mercedes, batendo roda com roda.
A direção de prova então acionou bandeira vermelha interrompendo a corrida, pois muitos detritos de carros estavam espalhados pela pista. Neste momento, Felipe Massa era um dos protagonista do GP, ocupando a terceira posição e pressionando a Ferrari de Vettel.
Depois de 15 minutos, foi dada a relargada em movimento. Hamilton garantiu a ponta, seguido por Vettel e, aí houve o "crime" do dia. Provavelmente devido a toques de antes da parada, a suspensão traseira da Williams de Massa ficou avariada, acabando com a corrida do brasileiro, que provavelmente teria vencido, a final de contas estava na frente de Ricciardo.
Seu companheiro Lance Stroll acabou em terceiro, pois perdeu aceleração na chegada e foi superado por Valtteri Bottas na bandeirada quadriculada. Bottas na verdade fez uma corrida de recuperação. O finlandês batera em Kimi Raikkonen na segunda curva após a largada e teve de ir para os boxes, caindo para último.
Inexplicavelmente, ou nem tanto, apenas Vettel foi punido pelo incidente com Hamilton durante o safety car. Provavelmente, e aí veio o grande erro da direção de prova, os comissários pouparam o inglês - que também deveria ter sido penalizado - porque o piloto da Mercedes já tinha sido chamado aos boxes para reparar a peça solta do carro, junto a sua cabeça. Os comissários meio que ajeitaram e equilibraram as coisas para não afetar ainda mais a briga dos dois pilotos pelo título.
Obviamente, foi uma corrida espetacular pelas mudanças constantes de posições, trancando a respiração de todos até o último momento. No entanto, isto tudo veio devido à precariedade de um circuito que nem deveria estar no calendário.
Vettel acabou saindo no lucro, pois aumentou a diferença na liderança do campeonato em uma corrida que normalmente Hamilton deveria ter vencido. O alemão tem agora uma vantagem de 14 pontos sobre o rival inglês.
Agora, o cristal se quebrou em Baku. Pela primeira vez no ano, os dois oponentes se encontraram na pista. A "discussão de trânsito" entre Vettel e Hamilton neste domingo terá desdobramento na temporada. Os dois pilotos que sempre se deram bem fora das pistas voltarão a "discutir" na batalha do título.

1.   Riccardo, Red Bull
2.   Bottas, Mercedes, a 3,9s
3.   Stroll, Williams, a 4s
4.   Vettel, Ferrari, a 5,9s
5.   Hamilton, Mercedes, a 6,1s
6.   Ocon, Force India, a 30,2s
7.   Magnussen, Haas, a 41,7s
8.   Sainz Jr., Toro Rosso, a 49,4s
9.   Alonso, McLaren, a 59,5s
10. Wehrlein, Sauber, a 1min29s



2 comentários
Média dos votos: 120.0/5
Daniel Dias
2017-06-27 00:01:23
Perfeito. Tu sabes que eu também pensei isto. A velha nuvenzinha preta do Massa. Na corrida anterior, dois caras se bateram e foi sobrar pro Massa que não tinha nada a ver com a história. Agora, uma vitória certa que a equipe Williams tira dele. Inhaca!
Natanael Felipe Rhoden
2017-06-26 14:03:40
Grande corrida. Mesmo com um circuito com partes ultra sem-vergonhas como o trecho do castelo, não se pode dizer nada sobre as disputas, só contemplá-las. Ricciardo pra mim é o piloto que tem mais estrela na atualidade, pois bem são 5 vitórias na categoria e acredito que todas caíram no colo dele. Claro que ele tem o mérito de estar ali pra ter essa oportunidade. Em compensação o Massa é a antítese de Ricciardo, quando a corrida tem tudo pra cair no seu colo, a nuvem negra na cabeça está lá presente como ontem.

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal