Só porque é Spa! - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Só porque é Spa!

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·

Falar que Spa é Spa é chover no molhado? Pois então eu vou dizer: Spa é Spa. Obviamente, o calendário de um Mundial tem de ter provas no maior número de países, mas se todas as etapas da Fórmula-1 fossem disputadas em Spa-Francorchamps, o mundo seria bem mais feliz. O mundo da velocidade, of cource!
O GP da Bélgica, décima terceira etapa do ano, foi vencido pelo alemão Nico Rosberg, da Mercedes, lógica, a partir do momento em que o tricampeão Lewis Hamilton trocou de motor antes da prova e largou da última fila.
O GP da Bélgica, na volta da F-1 das férias do verão europeu, teve o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, em segundo, lógica, a partir do momento em que o seu companheiro, o holandês Max Verstappen é um extra-classe mas um guri mimado que não sabe perder e que ainda tem de aprender muito, além de respeitar seus colegas de profissão. Volto ao assunto em seguida.
O GP da Bélgica, no melhor circuito do mundo, teve o Hamilton em terceiro, lógica também, a partir de o momento em que tem um débil mental correndo com a bandeira holandesa e que estragou a corrida no pelotão da frente na largada. Com isso, Hamilton, soberbo na prova, só não foi o segundo porque Ricciardo tem cabeça, ao contrário de seu companheiro.
O GP da Bélgica, constante no calendário da F-1 desde o primeiro ano, em 1950, teve as Ferrari do tetracampeão Sebastian Vettel e do finlandês Kimi Raikkonen alijadas da briga pela vitória porque tem um irresponsável, filho do ex-piloto Jos Vertappen, que comete todo o tipo de cagada e os comissários da FIA passam a mão sobre sua cabeça, deixando o piá fazer o que bem entende.
Esse filhinho de papai doido, doido, o pai e o filho, tem um talento fora do comum para dirigir um carro de competição mas não tem consideração por ninguém, desde o GP da Inglaterra está merecendo uma punição pelos homens da FIA. De lá para cá, o guri que corre com o número 33 fez merda em todas as etapas e, pasmem, NUNCA FOI A JULGAMENTO PELOS COMISSÁRIOS. Permitiram a criação de um monstro. Pronto, nasceu o monstro e agora estão a o alimentar.
Fui o primeiro a cravar: o Verstappen tem de tomar já o lugar do russo Daniil Kvyat na Red Bull, bem antes de a equipe dos energéticos decidir pela troca. Também disse, ainda no ano passado, na temporada de estreia dele na F-1, que tratava-se de um piloto fora de série. Continuo dizendo isso, minha bronca com ele é outra. Além disso, comemorei que o guri não tinha herdado a loucura do pai nas pistas. Herdou!
Se a FIA nada faz para brecar essa montanha russa ambulante, bem que está faltando no grid um piloto daqueles tipo Juan Pablo Montoya para o colocar no lugar, pelas vias não muito éticas. A F-1 de hoje, sei, não permite mais briga "corpo a corpo" na pista – só vale isso para o Max Verstappen -, no entanto, lembrando de uma frase de filme, "às vezes, a Justiça deve vir como no Velho Oeste", e por isso falei da questão de um cara que viesse com a bandeira da Justiça para encarar esse guri e coloca-lo no seu lugar.
Bem, acho que não preciso mais voltar àquele assunto prometido no início, não?
O GP da Bélgica, da incrível Eau Rouge, não respeitada neste domingo pelo dinamarquês Kevin Magnussen, teve também essa terrível batida do piloto da Renault. Logo no começo da prova, Magnussen errou a primeira perna da famosa curva e foi bater muito forte na saída do grande Esse, na barreira de pneus, depois de rodar. Machucou apenas um tornozelo. O "apenas" é por causa do tamanho da porrada!
O GP da Bélgica teve o ótimo sétimo lugar do espanhol Fernando Alonso, da McLaren, o bom desempenho das Force India do alemão Nico Hulkenberg e do mexicano Sergio Perez (a ultrapassagem dele sobre o Felipe Massa foi a melhor da corrida), o próprio Massa em dia razoável e, nada mais.
Nada mais, não! Spa é uma obra prima. E todas as 44 voltas nesse circuito são espetaculares. Só porque é Spa.



2 comentários
Média dos votos: 120.0/5
Daniel Dias
2016-08-31 02:28:09
Claro, amigo, a Williams tem um piloto que corre com um capacete com as cores do Brasil que tem dois pés esquerdos.
Matteus Saldanha
2016-08-29 11:00:00
Force india agora ultrapassou a williams

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal